sexta-feira

FOI AO CHÃO



Em tempos, referi-me aqui a um equívoco ocorrido com um bombeiro de Tomar. Tinha-se verificado uma chamada para um incêndio. O soldado da paz saiu do café onde se encontrava e desatou a correr em direcção ao quartel.
A Polícia andava atrás do ladrão de um telemóvel. Viram aquele indivíduo e presumiram que se encontrava em fuga. Meteram-no dentro da viatura policial e não paravam de lhe perguntar pelo telemóvel furtado, apesar de ele insistir repetidamente que pretendia explicar tudo.



NO BANCO
Tenho um amigo moçambicano, que se desloca amiúde a Portugal, quer em negócios quer para visitar a família.
Com maior frequência ainda, desloca-se à África do Sul.
Conta-me ele que, por lá, existe alguma obsessão por segurança e protecção, o que, também, é facilmente compreensível pela vontade de diminuir os níveis de criminalidade.
Mas, no entender deste meu amigo, as coisas tornam-se, por vezes, insuportáveis.
Numa ocasião, ele aparcou a sua viatura junto a uma agência bancária. No entanto, fê-lo num local onde não era permitido o estacionamento. Não se importou muito, dado que apenas pretendia proceder rapidamente a um depósito bancário. Certamente, não demoraria mais do que uns minutos.
Ao terminar a operação, saiu do banco e correu em direcção ao automóvel, por forma a evitar que algum polícia o multasse.
A coisa decorreu mal.
Um segurança viu-o a sair da agência bancária, em passo de corrida e receou tratar-se de um assaltante. Lançou-se sobre ele e deitou-o ao chão, imobilizando-o, antes de ele ter tempo de dizer uma palavra que fosse.



Pedro Faria é um compatriota nosso, que reside em Nova Iorque. Tem uma empresa que aluga enormes limousines de luxo.
Por forma a relatar as suas curiosas experiências nova-iorquinas, foi lançado o livro “Ao Volante do Poder”.
Trata-se de uma obra interessantíssima, cuja leitura recomendo a todos.
Foi redigida em conjunto com o prestigiado jornalista Nuno Ferreira, que vai contando os vários episódios no seu inconfundível estilo claro, acessível e muito bem-humorado.
Muitos dos clientes da empresa são portugueses, que recorrem aos seus serviços quando se encontram na grande cidade americana.
Certa vez, o Presidente Mário Soares deslocou-se àquela metrópole, a fim de receber um doutoramento honoris causa, na Universidade de Princeton. Na mesma cerimónia, a actriz Brooke Shields foi agraciada com o mesmo título.
A segurança era apertadíssima.
Um dos motoristas ao serviço de Pedro Faria sentiu-se apertado. Mas para ir às instalações sanitárias. Estava mesmo aflitíssimo para urinar.
Então, mal estacionou o gigantesco veículo, começou a correr, em grande velocidade.
Logo teve o azar de o WC se situar mesmo junto ao local onde se encontrava Mário Soares, naquele preciso momento.
Uma série de agentes norte-americanos saltaram em cima dele e deixaram-no prostrado, a gritar que só queria fazer chi-chi.