sexta-feira

UM HERÓI




As minhas filhas estão na pré-adolescência e no início da puberdade. Contam 10 e 12 anos de idade.
É tempo de eu aprofundar as leituras sobre a matéria.
Neste domínio, agradam-me particularmente as obras de Mário Cordeiro, médico pediatra e professor, que nunca se esquece de invocar a sua importante qualidade de pai de cinco filhos.
É muito conhecido como escritor e colunista especializado em temas relacionados com a infância e a adolescência.
Ora, no que concerne à idade das minhas pequenas, importa considerar o seu livro “Adolescentes e Adolescências – Dos 10 aos 15”.
Os diversos capítulos abordam os mais variados temas: a religião, o racismo, grupos de pertença, obesidade, sono, tristeza, férias e muitos outros.
Curiosamente, um dos capítulos intitula-se "Aristides de Sousa Mendes".
Aparentemente, poderia causar alguma estranheza este título por referência ao notável cônsul português, que, em 1940, salvou milhares de judeus, permitindo que abandonassem a França ocupada e escapassem aos campos de extermínio nazis. Numa obra que versa sobre a adolescência, haveria que esclarecer por que razão Mário Cordeiro chama à colação esta figura ímpar da nossa História.
O assunto é particularmente interessante.
O autor introduz breves dados biográficos relativos ao diplomata. Relata a sua intervenção enquanto cônsul em Bordéus.
Depois, o médico conclui: ”são estes exemplos, portugueses, contemporâneos, que temos que contar aos nossos filhos adolescentes […] ensinemos aos nossos filhos o valor da amizade, da nobreza e da rectidão de carácter”.
Na verdade, a mim, parece-me importante salientar os feitos de heróis abnegados que, de modo altruísta, conduziram a sua vida em prol do bem-estar do seu semelhante.
Não exigiremos aos nossos filhos que se tornem autênticos heróis e que se destaquem como aqueles cujo exemplo admiramos. Mas procuraremos que a vida dos nossos jovens se paute pelos mesmos valores que orientaram a actuação daqueles homens de excepção.