domingo

UM CIRCO DIFERENTE


Há dias, passei por uma experiência interessante.
Não se tratou de julgar mais um sujeito acusado de praticar um crime ou de mandar alguém para a cadeia. Não estava em causa decidir o despejo de um inquilino que não pagava as rendas. Também não me cabia decidir se uma criança de pais divorciados ficaria com o progenitor masculino ou com a mãe.
Era algo mais agradável.
Tudo se passou sob o chapitô de um circo instalado no Parque das Nações.
Como sucede habitualmente, nesta época de Natal, muitas empresas proporcionam um espectáculo de circo aos seus colaboradores e respectivos familiares.
Neste caso, foi o El Corte Inglés de Lisboa que comemorou o seu sétimo aniversário, com uma original festa.
Em vez de os colaboradores do grande armazém serem meros espectadores, eram eles próprios que saltavam para a pista do circo, devidamente caracterizados, plenos de animação, alegria e muito humor.
Constituíram-se em equipas, correspondendo cada uma delas a um piso do estabelecimento.
Em saudável competição, sucediam-se umas às outras e a sua actuação era classificada por um júri.
Foi precisamente esse o papel que me coube: jurado neste divertido serão, que se iniciou já tarde, após o fecho do estabelecimento, para que todos os colaboradores participassem.
Embora a tarefa não implicasse a responsabilidade associada à função de um juiz no tribunal, reconheço que nem sempre foi fácil decidir qual seria a equipa mais bem caracterizada, a que revelava mais humor ou a que demonstrava melhor interpretação.
A sala de audiências é um lugar de emoções, em que são superlativadas paixões, amores e ódios. Por vezes, a sentença permite alguma catarse. A condenação do criminoso é reconfortante para a vítima. Todavia, é impossível eliminar por completo a tensão, que se prolonga, por vezes, durante anos após haver terminado o julgamento.
Num mundo de espectáculo e festa entre colegas, tudo é diferente. O saldo é certamente de satisfação e consolidação de laços. Caracterizados como Gene Kelly da Serenata à Chuva, Cruela de Vil dos 101 Dálmatas, Julie Andrews da Música no Coração ou Whoopi Goldberg do Cabaret para o Convento, todos se divertiram num dia particularmente original.