quarta-feira

SESTA E FEIRA DO LIVRO



Os supermercados Modelo organizaram uma Feira do Livro.
No dia 31 de Julho, o livro do dia, com desconto de 40%, era a obra “Louca por Compras”.
Loucos por vendas, os empregados do Modelo espalharam, pelas caixas de correio, folhetos feitos à pressa.
Espera-se que os livros estejam mais bem escritos do que o panfleto, embora este tenha certamente uma tiragem muito superior à de qualquer das obras a despachar pelo Modelo.
De modo a evitar confusões, o Modelo armou uma trapalhada para esclarecer que o dia 31 de Julho calha a uma Sesta-Feira, durante esta Feira do Livro, que deve ter sido preparada por alguém com ausência de atenção e talvez falta de sono, bem necessitado de umas longas sestas, antes de chegar a sexta-feira, que anuncia o descanso do fim-de-semana. Aliás, mais valia mesmo ele ter ficado a dormir e, assim, o papelucho nunca chegaria às nossas casas.
Será que, na escola frequentada pelo redactor do Modelo, não ensinavam a diferença entre sesta e sexta? Ou ensinavam e ele não aprendeu? Vão mandá-lo frequentar o programa das Novas Oportunidades?
Este folheto não é nenhum modelo, nem de sintaxe, nem de ortografia.
Na apresentação do livro “Up”, surge esta explicação: “Juntos viverão uma grande aventura na qual lutarão contra bandidos, monstros e inclusivamente andarão num balão”. Quem escreveu estas palavras deveria andar pelas nuvens e não se lembrou das regras de pontuação.
Quanto ao tal 31 de Julho, seria preferível indicar apenas o dia do mês, caso não houvesse disposição para conferir a correcta grafia do dia da semana correspondente à última data do mês de Julho. Poupava-se em letras e em asneira, mantendo a mensagem de que os compradores do livro “Louca por Compras” poupariam dinheiro, caso o adquirissem naquela data.
Comprar provém do latim comparare. Ou seja, comparar: estabelecer uma equivalência entre o bem a adquirir e o preço por ele pago.
Quem é que terá paciência para analisar se o livro vale o que por ele pedem, se nem sabem escrever o dia da semana em que o mesmo fica mais barato?
Só mesmo algum louco por compras, tão apressado como o indivíduo que produziu o folheto do Modelo.