quinta-feira

O PRIMEIRO A SABER


Marcelo Rebelo de Sousa surpreendeu o País quando informou que Cavaco Silva iria anunciar a sua recandidatura no dia 26, no Centro Cultural de Belém.
Tudo se confirmou.
Antecipando-se constantemente, desembaraçado, energético e revelando-se precoce desde sempre, aquele que foi meu Professor de Direito Administrativo é um brilhante político, analista e um campeão a aperceber-se de determinadas realidades muito antes da generalidade das pessoas.
Foi o que se passou com o romance entre Snu Abecassis e Sá Carneiro, fundador do PSD e antigo primeiro-ministro, que morreu em circunstâncias tão trágicas como misteriosas.
Pois, em 1976, Marcelo contava 27 anos de idade. Decidiu escrever as suas memórias! Com uma vida tão preenchida e rica em acontecimentos nos mais diversos planos, muito haveria para contar, com certeza.
Ajustou a publicação com a editora Dom Quixote. Esta pertencia a Snu, uma dinamarquesa radicada em Lisboa. Separada de Vasco Abecassis, a bela nórdica conheceu Sá Carneiro num jantar organizado por Natália Correia.
Os dois apaixonaram-se. Viviam juntos, mas inicialmente a relação constituía um segredo guardado a sete chaves.


PERCEBEU LOGO TUDO

Entretanto, Snu mantinha grande dedicação ao manuscrito de Marcelo, que o ia entregando à medida que redigia.
A dado momento, a editora recomendou ao autor:
- Os leitores terão muito interesse em conhecer a sua infância e juventude. É importante o que conta a respeito da Faculdade de Direito e também o que diz a propósito das suas funções no jornal “Expresso”.
No entanto, considerou que era demasiado cedo para narrar acontecimentos políticos ocorridos após o 25 de Abril. Por isso, sugeriu que a autobiografia terminasse no ano de 1973.
Rebelo de Sousa ficou particularmente intrigado quando verificou que Snu mencionava factos políticos de que pouca gente tinha conhecimento.
A dúvida ficou dissipada quando a amiga lhe devolveu páginas do manuscrito, contendo anotações a lápis. De imediato, o autor reconheceu a caligrafia de Sá Carneiro.
Marcelo desistiu de publicar o livro. E disse a Snu:
- Já percebi tudo.
Este episódio é explanado na valiosa obra “Sá Carneiro - Biografia”, que acaba de surgir nas livrarias.