sexta-feira

DÁ, MAS SÓ DEPOIS DE SE COMPRAR AS PILHAS


A nova edição do catálogo D-Mail, que acaba de ser distribuída, reserva-nos importantes novidades.
Já podemos dispor de uma “lâmpada que dá luz sem electricidade”.
” é uma forma de dizer. Nada é ofererecido. Esta iluminação até sai bem mais cara do que a habitualmente fornecida pelas vulgares lâmpadas. Além de adquirir o produto, ainda tem de se ir fazer outra compra. A coisa “necessita de 4 pilhas AA 1.5V não incluídas”.
Sem electricidade” nem chega a ser uma força de expressão. É que sem electricidade, o lampião não funciona mesmo. Se não fossem as pilhas eléctricas, ficávamos na escuridão. E quando se acabar a electricidade armazenada, lá se vai a luz.
Eu ainda pensei tratar-se de alguma candeia a azeite ou petróleo. Também podia ser composta por uma vela, uma mecha ou um archote, que dispensasse o recurso a meios eléctricos.
Ainda admiti que pudesse ser alguma lanterna mais sofisticada, a trabalhar a electricidade, mas daquela que não se paga, da renovável: uma manivela que accionasse um dínamo ou uma célula fotovoltaica associada a um acumulador eléctrico.
Afinal, não. É apenas uma luminária a pilhas.



POSSÍVEIS EMBATES

Não sendo aquela uma grande inovação, o folheto D-Mail sugere-nos outros artigos bem mais originais.
Vejam o “prático porta-banana em plástico”. Graças a esta maravilha da tecnologia, a fruta “estará sempre protegida de possíveis embates”. O porta-banana “transporta-se na mala, na mochila, até no bolso!”. Assim, mesmo que se embata contra uma porta, a banana estará sempre intacta.
Estes, sim, são bens que talvez valha a pena considerar.
Antes de tomar a decisão quanto aos porta-bananas, podemos seguir o conselho: “veja-os em acção em ww.dmail.pt”. Estou convencido que se não escrevermos mais um w, não veremos acção nenhuma.

(Catálogo D-Mail, Maio de 2011)