quarta-feira

FALECER





Recomendo o filme "Jeune et Jolie". Em Portugal, está a ser exibido com um título fiel ao original: Jovem e Bela.
Um idoso encontra-se num hotel com uma prostituta, menor de idade. Em pleno ato sexual, é acometido por um enfarte. Morre feliz, como soe dizer-se.
O falecimento origina uma investigação policial e o enredo acaba por centrar-se num drama familiar.




BALANÇA

Há quase dez anos, finou-se Luís Nunes de Almeida, em Saragoça. Na companhia de sua mulher, estava hospedado no Monasterio de Piedra, luxuosa unidade hoteleira da cidade espanhola. Pouco depois das duas da manhã, o presidente do tribunal constitucional morreu. Também de ataque cardíaco, tal como a personagem da fita rodada em França.
Como já aqui relatei, dias antes eu tinha estado com ele, a almoçar uns belos filetes de peixe-galo.
A quarta figura do Estado Português era um magnífico apreciador das coisas boas da vida. Aos 58 anos, devia pesar muito mais do que o dobro da sua idade, em quilogramas.
O funeral caraterizou-se por algumas originalidades. Os ritos católicos foram observados no decurso do velório. Mas, depois, a certa altura, lá entraram os muitos irmãos do defunto, que executaram as praxes maçónicas.



BASÍLICA

Na basílica da Estrela, as conversas sucediam-se.
Inevitavelmente, surgiram aqueles fatalistas que mencionavam a obesidade do malogrado.
É forçoso. Estão sempre presentes quando o decesso acusava peso excessivo, à data do óbito.
Pretendem usar de discrição, utilizando reduzido tom de voz. Porém, dão mais nas vistas do que imaginam.
Muito baixinho, dizem: "ele estava muito gordo". Só que, para compensar a voz ciciada, movimentam os lábios de forma bem expressiva, permitindo a sua leitura por todos os que se encontram em redor. Como se não bastasse, ainda empregam os braços para, gestualmente, referir a adiposidade. Afastam os membros superiores e arqueiam-nos em torno do tronco, aludindo ao perímetro abdominal do expirado.
Deste modo, todos ficam a saber que o tema da conversa centra-se na corpulência do desditoso.


RELAÇÕES

Desempenhando funções de responsabilidade e muito melindre, em toda a sua vida, o juiz apenas cortara relações com duas pessoas.
O primeiro era um recém-licenciado, que atualmente é um dos mais prestigiados advogados lisboetas. Falsificou as classificações académicas, para se posicionar à frente do seu colega de tropa. Assim, Nunes de Almeida foi cumprir o serviço militar na Guiné, num momento bem crítico da guerra naquele território.
A outra pessoa a quem ele deixou de falar era um homem que lhe ficou com uma das paixões da sua vida. Naturalmente, o jurista ficou magoado com o amigo, que passou a relacionar-se amorosamente com a senhora.