domingo

IMPRÓPRIO PARA CRIANÇAS

Este letreiro deve ser obra do mesmo trapalhão que faz os vergonhosos anúncios da McDonald´s.
É um publicitário, entre aspas. Tal como dizemos na linguagem oral e simultaneamente gestual, recorrendo aos dedos indicador e médio das duas mãos, que levantamos ao mesmo tempo que fazemos um movimento repetido de subida e descida. Reproduzimos o símbolo gráfico apropriado para assinalar que ele é um pseudo-profissional, que não merece aquele título. Não passa de um curioso, de um aprendiz, que elabora tudo sem rigor e com falta de qualidade.
Reclames ao estilo McDonald´s.
O pior é a tendência que o cavalheiro tem para fazer anúncios que são vistos por crianças em idade escolar.
Os pais vêem-se obrigados a explicar aos filhos que a publicidade da McDonald´s nunca seria aceite por um professor do 1º ciclo.
Ou pior. Os progenitores não conseguem esclarecer os meninos como é possível um mandrião, calão e mau aluno que não aprendeu as regras da língua portuguesa, mesmo assim arranjar emprego a fazer propaganda. É um desincentivo ao estudo.

ENTRE ASPAS, COMAS OU PLICAS


No caso desta papelaria, vai um encarregado de educação comprar livros ou material escolar para o filho e vê-se incapaz de esclarecer aquela estranha conjugação de 3 pares de aspas.
Para já, não se percebe bem para que é que o sujeito queria colocar entre aspas a palavra “livros” e os vocábulos “material escolar”.
Vendo o letreiro, apura-se que ele abriu aspas, antes de escrever livros. Depois, fechou-as, deixando entre aspas os livros.
Continuando a observar o painel, dirigindo o nosso olhar para a direita, verifica-se que os dizeres “material escolar” são seguidos de aspas, com certeza a fechar. E onde se encontra a abertura?
Será que aquelas aspas do meio têm uma dupla função, na confusa cabeça do aprendiz de publicitário? Fecham as aspas dos livros e abrem as do material escolar?
Ou será que ele se lembrou que as aspas podem ter por função repetir uma palavra escrita na linha de cima? Assim, ele pretendia dizer que os livros eram escolares e que o material também o era. Mas baralhou-se. Está tudo escrito na mesma linha e um vocábulo encontra-se no plural e outro no singular.
Antigamente, os Juízes mais severos condenavam os criminosos ao suplício da aspa ou da cruz de Santo André. Os dois paus cruzados serviam para que o meirinho ali amarrasse o transgressor, causando-lhe um enorme sofrimento e, em muitos casos, a morte.
Ainda hoje, na construção civil, designa-se por aspa uma cruz de madeira.
Eu não desejo tamanha punição a este publicitário amador.
Eu só queria que ele ficasse sossegadinho, como os doentes atacados por comas, sonos profundos que os impedem de se mexer.
Agora, fazendo aqui uma consulta ao Dicionário da Academia, parece-me que descobri por que motivo o cavalheiro quis colocar entre aspas os dizeres “livros” e “material escolar”.
Explica-se no glossário: “as aspas podem ser utilizadas para indicar que determinada palavra é sentida como estranha”.
Ora cá está.
Quem elabora a publicidade do McDonald´s e quem fez esta tabuleta deve sentir uma imensa perplexidade perante as letras de um livro. Certamente fica atónito quando lhe surge algum material escolar. São coisas com que ele conviveu mal quando frequentou o seu estabelecimento de ensino.

(17 de Julho de 2010, Av. Pe. António Pereira de Almeida, Santana)