domingo

SECÇÃO MAU PORTUGUÊS (COLECCIONÁVEL)























Como se diz:
a) Se dúvidas houvessem?
OU
b) Se dúvidas houvesse?

Eu não sou como a D. Maria Trindade.
Tenho sérias dúvidas.
A primeira é se ela sabe conjugar o verbo haver. Se dúvidas houvesse, esta Senhora deveria consultar um dicionário de verbos. Mesmo quem não estudou o suficiente para aprender o que é a dúvida cartesiana, tem a obrigação de saber falar. Sem sombra de dúvidas: é o mínimo que se exige.
Depois, diz a D. Maria Trindade que “é mesmo carne de vaca, 100%. Nós vimos!” Eu não duvido que ela veja bem. Mas, a olho nu, como é que sabe que é só vaca e não há chicha de outro animal? Mesmo tendo provado e que lhe tenha sabido a vaca, saberá ela com toda a certeza o que comeu? Já não digo que haja por lá vestígios de boi. Mas mesmo de outro bicho. Eu cá costumo duvidar das aparências.
Ignoro se a dama terá especiais conhecimentos sobre nutrientes. Até porque, francamente, estou na dúvida sobre o que faz uma “assistente de direcção”, embora imagine nada ter que ver com a direcção assistida do meu carro. Nisso, dou-lhe o benefício da dúvida.
A seguir, veio-me outra dúvida. Ela diz que “existe um laboratório, a Applus+”. Não seria de respeitar a regra de concordância quanto ao género?








A bazófia está fora de dúvidas.
Os que são diferentes da McDonald´s são menos rigorosos com a qualidade dos seus produtos.
Pena é que a McDonald´s seja tão pouco rigorosa com a qualidade dos anúncios. Parece-me de duvidoso gosto a Mc Donald´s gastar dinheiro em publicidade, que sai repleta de asneiras.

(Jornal “Expresso”, 22 de Maio de 2010)