sexta-feira

A JÓIA DA COROA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Nos supermercados Lidl, encontra-se a decorrer um concurso designado como “O Rei da Churrascada”, cujo prémio principal é uma viagem ao Brasil, destinado a quem adquirir carnes para grelhar e comprar uma t-shirt, um avental ou uma toalha de praia com publicidade alusiva à campanha. Chamam-lhe passatempo, para evitar a maçada de ser supervisionado pelo Governo Civil.
Eu não duvido que os clientes se entusiasmem com os barbecues e se sintam uns autênticos reis, no que toca às assaduras a carvão.
Depois, há a considerar que as lojas LIDL que maior número de brindes distribuírem a estes monarcas do churrasco numa dada região, recebem um vale para uma “escapada pitoresca”. Os respectivos empregados viverão como uns reis durante os dias em que gozarem as férias.
Pena é que, durante a regência da majestade do churrasco, reine um enorme desmazelo no Lidl, quando se trata de elaborar os letreiros, informando quais os preços dos artigos.
Pois aqui estão umas plantas, cuja etiqueta coloca em xeque a língua portuguesa. Um verdadeiro xeque ao reizinho que julgou desnecessário consultar o dicionário, antes de começar a escrever. Pegou no marcador, nos rótulos e toca de fazer tudo sem rei nem roque.
Umas majestosas coroas imperiais viram-se reduzidas a “croas imperiais”, como se valessem menos do que uma velha coroa de cinco tostões, do tempo do escudo.
Anda uma pessoa, na infância, a ler histórias de princesas, príncipes, rainhas, reis e outras cabeças coroadas, para depois chegar à idade adulta e nem saber como se escreve uma palavra tão simples.
Eu não acredito que tenham pedido a um croata recém-chegado, com poucas aulas de português, para se pôr a elaborar os letreiros do Lidl. Isso seria a coroa de glória dos supermercados concorrentes.
É um tormento confrontarmo-nos com estes pontapés à língua portuguesa. Um pobre consumidor também tem a sua coroa de espinhos, quando se põe às compras.

(9 de Julho de 2010, Lidl, Azeitão)