sexta-feira

PRESO POR CAUSA DO NESPRESSO



As razões pelas quais alguém decide tornar-se criminoso podem ser as mais variadas.
No caso do Senhor Bojarski, o grande problema foi a Nestlé atrasar-se no interesse pela sua invenção.
Ainda antes de completar 30 anos, o engenheiro formado na Polónia fixou residência em Paris, onde se juntou à resistência que enfrentava os ocupantes nazis. Ele dedicou-se a falsificar passaportes e vistos, permitindo a fuga de muitos judeus.
Terminado o conflito e libertada a França do jugo alemão, ele inventou a cápsula de café e registou a correspondente patente.
Mas ninguém achou que fosse grande ideia.



NESCAFÉ

A companhia alimentar suíça faturava milhões com uma bebida instantânea, surgida graças à sobreprodução brasileira e tornada famosa com a mundialização da guerra. O paladar do solúvel Nescafé sempre foi objeto de muitas críticas, mas a facilidade na sua preparação tornou-o um sucesso planetário.
Já o café de alta pressão em cápsulas só adquiriu verdadeira importância a partir do ano 2000, com a abertura da primeira loja da marca popularizada por George Clooney.
Aos 88 anos, o inventor viu finalmente reconhecida a genialidade da sua criação, tendo assistido ao fenómeno nos 2 anos que ainda viveu em pleno século XXI.



VIDA NOVA

O pior é que, entretanto, Ceslaw Jan Bojarski teve que ganhar a vida.
Em 1951, o polaco naturalizado francês resolveu mudar de rumo quando se convenceu que as suas cápsulas de café nunca teriam êxito.
Então decidiu regressar às falsificações, inspirado nos seus tempos de ajuda a refugiados.
Mas, dessa vez, passou a fabricar notas de banco, qual Alves dos Reis em terras gaulesas.
Durante mais de uma dúzia de anos, dedicou-se a imprimir cédulas de cem francos com a efígie de Napoleão. Muito semelhantes às verdadeiras, são hoje peças de coleção transacionadas a 7 mil euros cada uma, valor muito superior ao que os numismatas pagam pelas autênticas.
O homem investia os lucros em obrigações de tesouro e barras de ouro.
Em 1964, foi apanhado e cumpriu 13 anos de cadeia, após a polícia apreender tudo aquilo a que conseguiu deitar mão.
Recuperada a liberdade, não obstante andar sem trabalho, ele ia frequentemente passar férias na neve, acompanhado de sua mulher.
Precisamente numa dessas ausências, os bombeiros foram chamados ao prédio onde Bojarski morava.
O seu apartamento fora atingido por uma inundação e não havia maneira de entrar na residência.
Forçada a porta, os soldados da paz fizeram uma descoberta curiosíssima: barras e moedas de ouro escondidas na cozinha garantiam a subsistência do antigo falsário.