sexta-feira

PRESIDENTE DO PSD SOLUCIONA DESAVENÇA CONJUGAL

 


Durante anos, eu assinei uma crónica semanal na página 2 do jornal “Correio da Manhã”.

Todas as segundas-feiras, surgia o meu texto.

Nos outros dias da semana, o espaço destinava-se a outras seis pessoas, todas elas bem conhecidas.

Às quintas-feiras, era a vez de Luís Filipe Menezes, o prestigiado médico que comandou os destinos da Câmara de Vila Nova de Gaia.

Sempre escreveu muitíssimo bem, tornando a leitura bem agradável.

Acabei de ler a sua nova obra, que será lançada dentro de dias. Este seu livro tem o título “Homo Líder” e recorda todos os que, tal como ele, ocuparam a presidência do partido social-democrata.

É enternecedora a referência ao último encontro com o seu antecessor José Menéres Pimentel, grande Príncipe do Direito, cuja intervenção política remonta aos tempos da ditadura. Corajoso resistente antifascista, o jurista integrou o MDP/CDE antes da revolução de abril. Em democracia, deixou importantíssima obra enquanto ministro da justiça.


TELEFONEMA NOTURNO

O político ovarense lembra um rocambolesco episódio ocorrido nas vésperas de ser nomeado líder do partido fundado por Sá Carneiro.

Estava-se em 2007 e Luís Filipe Menezes mobilizava militantes de todo o país, em ordem a vencer Marques Mendes na corrida ao mais elevado cargo do PSD.

Passava já da meia-noite quando decidiu telefonar a um presidente de uma junta de freguesia do sul.

O algarvio dormia tranquilamente em casa, com a esposa, mas ficou entusiasmado com a chamada telefónica. Não se cansava e tagarelava incessantemente com o seu companheiro nortenho.

Até que a conversa foi interrompida por uma voz feminina, própria de quem estava duplamente zangada. Também ela fora acordada àquela hora. Ainda por cima, desconfiava que o marido conversava com uma vogal da junta, com quem ele se entendia muito bem:

- Mas o que vem a ser isto? Essa descarada já não tem vergonha e liga-te a uma hora dessas.

O pobre homem não podia aceitar o equívoco e foi o mais sincero possível. Virou-se para a legítima e disse:

- Não sejas estúpida! Eu estou a falar com o futuro presidente do partido.

Daí em diante, já só se escutava a mulher, lançando uma série de impropérios, deixando bem claro que não ia ser tomada por parva, com uma história inventada pelo marido. A chamada terminou abruptamente após uma barulheira enorme, provocada por uma pancada qualquer.

Na manhã seguinte, em conversa telefónica com a senhora, coube a Luís Filipe Menezes assegurar que o autarca era o mais fiel possível e que realmente tinham sido os dois a conversar naquela atribulada noite.