quarta-feira

SÍTIO IDEAL PARA FUMAR




A cena ocorreu há mais de vinte anos atrás.
Nesses tempos, podia-se fumar à vontade em qualquer café ou restaurante.
José Sócrates não tinha dificuldades nas viagens de avião. Havia sempre uma zona reservada para fumadores.
Na Faculdade de Direito de Lisboa – que eu então frequentava –, havia cinzeiros nos corredores, destinados a servir quem ali acendia os cigarros.
Era, por isso, um ambiente muito diverso daquele que se vive actualmente.
Todavia, não passava pela cabeça de ninguém fumar nas salas de aula. Muito menos nos pequenos compartimentos, destinados às lições práticas, frequentadas por turmas compostas por quinze alunos aproximadamente.


ESFORÇO

Estava-se no início do ano lectivo e um jovem assistente preparava-se para a primeira aula, tradicionalmente destinada à apresentação.
Ele hoje é Ministro e integra o Governo chefiado por José Sócrates.
Na lição inicial, trocavam-se algumas impressões sobre a bibliografia, os métodos de trabalho, os objectivos académicos e algumas regras que fosse necessário definir.
O diabo é que este docente introduziu um tema que nunca antes fora objecto de consideração. Ele fumava cigarros uns atrás dos outros.
Por isso, dirigindo-se aos estudantes, esclareceu.
- Relativamente à possibilidade de fumar ou não na sala de aula, há que estabelecer normas. Pessoalmente, eu fumo. Alguns de Vós também. Sendo assim, eu preferiria que fosse permitido fumar cigarros. No entanto, basta que haja um único estudante que se oponha a tal, para que já seja vedado acender cigarros. É suficiente apenas uma pessoa votar contra para que já não se possa fumar.
Provavelmente, ele contava com alguma reserva imposta por um primeiro contacto, em que não se quer desagradar a ninguém, muito menos a um professor com quem se vai contar durante um ano lectivo inteiro.
A verdade é que, por tradição, os estudantes de Direito não são lá muito conformistas.
Logo, duas alunas se manifestaram, dizendo que não suportavam o fumo dos cigarros, especialmente em espaços fechados. Foram secundadas por outros colegas.
Pela expressão facial e através da postura, foi patente que o jovem docente não esperava aquela oposição. Permaneceu em silêncio durante algum tempo.
Com algum enfado e vendo dificultada a possibilidade de concretizar a sua vontade de fumar livremente, fez um anúncio. Já não era assim tão peremptório como anteriormente, quando afirmara bastar um voto contra para que ninguém acendesse um cigarro.
O professor disse, então:
- Bem, nesse caso, vamos todos fazer um esforço para fumar o menos possível, durante as aulas.
É claro que, até ao final do ano, o esforço foi mínimo.