quinta-feira

IMAGENS DE MARCA



Actualmente, nas livrarias, é difícil encontrar a obra “João Rendeiro – Testemunho de um Banqueiro”, com o subtítulo “A História de Quem Venceu nos Mercados”.
É interessante a sua leitura, à luz dos acontecimentos posteriores.
Rendeiro faz uma curiosa revelação.
Quando decidiu criar o Banco Privado Português, o empresário tinha a sensação de que o Banco de Portugal iria recusar essa denominação, por ser demasiado genérica e haver diversos bancos privados. Mas, tal como ele conta, “o nome passou”.
Melhor ainda: “o Banco de Portugal foi bastante célere a atribuir a licença”.
Foi uma agradável surpresa. João Rendeiro encontrava-se de férias na Suíça, de modo a aí festejar o seu aniversário. Dois dias antes de completar 44 anos de idade, recebeu a “boa nova”.
Recentemente, o BPP teve um percurso complicado, que se conhece.
GASES
No mesmo livro, é relatada a história de uma outra empresa, criada por João Rendeiro e que se tornou num caso de êxito.
O banqueiro leccionava na Universidade Nova. Um dos seus alunos propôs-lhe lançar uma concorrente à Pedras Salgadas, líder no mercado das águas com gás.
A ideia era explorar um aquífero, em Trás-os-Montes. Esta fonte já tinha sido visitada por Sousa Cintra e Belmiro de Azevedo. Os dois empresários revelaram desinteresse, dado que a água era muito ferrosa.
O estudante possuía know-how, que permitia retirar o ferro excessivo.
O investimento foi de cerca de 2,5 milhões de euros.
O segredo estava no formato da garrafa, quase igual à utilizada pela famosa Perrier. Além disso, o nome era bem apelativo: Frize.
A publicidade foi ousada, fazendo alusão a “17 centímetros de prazer”.
O elevado preço visava dirigir o produto a consumidores com maior poder de compra, conferindo prestígio à marca. Mais cara do que a Pedras Salgadas, excedia até o valor da Perrier.
Ao mesmo tempo, a nova organização fornecia exactamente a mesma água, em garrafas de marca branca, vendidas a baixo custo, no Modelo Continente, no Pingo Doce e no Carrefour.
Pouco tempo decorrido, a empresa foi comprada pela Compal, com grande vantagem para os accionistas iniciais.
Logo depois, surgiu a Frize com sabores.