domingo

A PIOR ESTAÇÃO DO ANO




José Hermano Saraiva dizia que o outono não é a estação do ano que representa o declínio. Pelo contrário, simboliza a renovação. As folhas caducas tombam. Não resistiriam às baixas temperaturas e dão lugar às que surgirão na primavera.
Para Rui Verde, arguido no caso da Universidade Independente, essa época foi marcante. Em 2007, ele encontrava-se preso preventivamente. Um recluso aproximou-se dele e perguntou ao antigo vice-reitor se lhe oferecia a televisão que tinha na cela. Era sinal de que o detido mediático iria ser libertado.
Efetivamente, algumas horas depois, veio a notificação oficial. Aguardaria o julgamento em liberdade, após quase dez meses na cadeia da Polícia Judiciária.


DUCHE

Em casa, o jurista escreveu um livro onde relata algo que não surpreende: "Agosto é o mês mais triste da prisão".
Os duches passam a ser de água fria. O sol convidaria a passeios, idas à praia ou viagens, que são inviáveis. Sente-se que muitos dos guardas estão de férias. A abertura das celas é feita mais tarde do que o habitual.
"O calor, numa prisão de homens, é algo desconfortante", conta Rui Verde. Compreende-se. É a tal questão dos banhos. A maioria dos prisioneiros não adota a prática do duche diário, embora tal seja perfeitamente possível. Tempo e água não faltam. Mas, de um modo geral, o dia do banho é quando há visitas.


COMIDA

Mais importante do que o banho é a comemoração das vitórias do club da Luz. Aí, sim, é dia de festa. O que nunca sucedeu durante aqueles meses: "o Benfica nunca ganhou enquanto eu estive preso".
De modo que o vulgar era ser atirada comida para o pátio, através das grades, de cada vez que o árbitro parecia desfavorecer os encarnados. Uma falta assinalada ou por assinalar, desde que prejudicasse os da águia, significava que voavam maçãs, bananas ou os restos da sopa. Era uma forma de protesto. Ganhavam os pássaros e os ratos.
A prisão da Rua Gomes Freire, na capital, está dotada de antena parabólica que permite a todos assistir aos desafios do Benfica. Circula o rumor de que teria sido uma iniciativa de Vale e Azevedo, quando por lá passou.