sábado

A SELFIE DE RELVAS



Já aqui contei como foi trágica a vida de Carlos Relvas, filho do político que criou o escudo, a moeda que circulou até chegar a divisa europeia.
O avô deste Carlos Relvas tinha a mesma graça. Carlos Augusto de Mascarenhas Relvas de Campos era o nome completo do ascendente.
Dono de uma imensa fortuna, o velho Carlos Augusto Relvas inaugurou, na Golegã, o melhor estúdio fotográfico português da época, em 1876. Eram os primórdios da arte de fixar para sempre os instantes numa película.
Tal como o neto, também não devia ser homem feliz.
Pior ainda. Arruinava a vida dos outros.
Apoquentou-se com três dos seus filhos: Francisco, José e Clementina.


FOTOGRAFIAS FEMININAS

Francisco até poderia vir a ser como o pai: galifão marialva, admirador da monarquia, toureiro e entusiasta de fotografar nus femininos.
Mas, no Entroncamento, ocorreu um fenómeno. Ele morreu aí, com apenas 18 anos.
Dizia-se que fora um acidente. Provavelmente, tratou-se de assassinato.


QUARTOS SEPARADOS

José era muito inteligente e estudioso. Tinha uma enorme sensibilidade para as artes. Colecionava pintura e escultura.
Mas, para desgosto do pai, aderiu aos ideais republicanos ainda como estudante.
E, como se não bastasse, parecia homossexual. Tal como o seu correlegionário político, Manuel Teixeira Gomes, dois anos mais novo, que chegou a Presidente da República.
Convencido pelo progenitor, José lá casou com Eugénia, oriunda de abastada família viseense. Tiveram três filhos, um deles o tal Carlos, que decidiu morrer aos 35 anos.
Porém, a verdadeira paixão de José Relvas era Francisco Moreira, conservador do Museu Grão Vasco.
Quando encomendou o projeto da sua nova casa, José instruiu o arquiteto no sentido de conceber dois quartos separados, um para ele e outro para a mulher. A explicação era a de que gostava de ler na cama até tarde e não queria incomodar a esposa.
O caminho estava livre para Augusto Lopes Joly, feitor da sua propriedade rural, que se tornou amante de Eugénia. José Relvas, o marido sabedor de tudo, aceitava com naturalidade. O empregado não tinha motivos para sentir problemas de consciência. Era apenas um fiel colaborador que satisfazia ambos os patrões.



MAIORAL

Como se não bastassem estas dores de cabeça, Carlos Augusto Relvas deparou-se com mais uma contrariedade.
Encontrava-se a sua filha Clementina solteira e chegou aos ouvidos paternos que António Nunes da Costa, trabalhador agrícola maioral, rude e grosseiro, se vangloriava, pelas tabernas goleganenses, das intimidades que mantinha com a respeitável menina.
E era mesmo verdade. Clementina amava-o.
Carlos Augusto enfureceu-se com esta conduta da filha.
Ficou tão zangado que decidiu tirar uma fotografia a si próprio com a expressão encolerizada que aquele desgosto lhe colocou na face.
Mostrou o retrato à filha para culpabilizá-la, mas não se deu ao trabalho de tentar persuadi-la a largar o boçal Costa.
A realidade é que o camponês desapareceu e nunca mais ninguém o viu.
Só muitos anos mais tarde se deslindou o mistério. Carlos Relvas mandou matá-lo e o cadáver ficou emparedado na casa do próprio fotógrafo amador.
Quando a grossa parede foi abaixo, o corpo denunciava dois crimes: homicídio e ocultação de cadáver. Mas não revelava roubo. Ainda lá estava o relógio suíço do desinfeliz, o seu anel e as esporas em prata.


PEDINTE

Entretanto, Clementina desesperou com o enigmático sumiço do seu adorado Costa.
Por temor reverencial pela ascendência paterna, a menina aceitou contrair matrimónio com José da Cunha da Eça Azevedo, juiz de profissão. Mas não tardou muito até ser decretada a separação judicial no tribunal. Ela foi viver sozinha para Lisboa, onde pedia esmola aos transeuntes.
O advogado e historiador José Hermano Saraiva nunca mais esqueceu o dia em que se cruzou com a mendiga no Chiado. Deu-lhe uma moeda e não pôde deixar de observar a sua roupa, efetivamente de qualidade, mas já muito coçada.